O investidor e o leão – Imposto de renda sobre as aplicações financeiras

Imagem do post O Investidor e o Leão - Investir Cada Vez Melhor

Atualizado e revisado em março de 2017. Edição digital: Beto Marques Internet Solutions.

É fato que os pequenos investidores no Brasil têm pouco conhecimento sobre o mercado financeiro. Pior. Quando o assunto é a tributação sobre os ativos financeiros, o conhecimento das pessoas é ainda mais limitado. Os motivos são os mais variados possíveis, mas os principais são:

  • O baixo interesse da população pelo assunto;
  • Os investimentos mais populares, como a poupança, o CDB e os fundos DI não exigem nenhum conhecimento por parte do investidor. A tributação, quando existente, é de responsabilidade exclusiva da instituição financeira;
  • O sistema tributário brasileiro é complexo e, pior, sofre mudanças constantes, o que prejudica ainda mais a compreensão do tema por parte dos pequenos investidores.

Este livro tem como objetivo principal expor ao pequeno investidor o sistema tributário sobre os investimentos mais populares no Brasil, de uma forma simples e didática, além de mostrar que devemos aproveitar os incentivos fiscais para melhorar o desempenho da nossa carteira de investimentos. Comento as principais modalidades de investimentos existentes no Brasil, porém com maior ênfase no mercado de ações, cujo conhecimento é ainda menor. Não é propósito deste livro comentar detalhadamente as modalidades de investimentos. A descrição das mesmas é sucinta e tem como objetivo único a orientação básica sobre o que é o investimento em questão. O enfoque principal é na tributação do IR, incluindo os detalhes técnicos mais importantes para o preenchimento correto da declaração de ajuste anual.

* A orientação sobre como preencher o ajuste anual do IR é exclusiva para os ativos financeiros (não envolve outros assuntos da declaração)

* Público alvo: investidores iniciantes (pessoas físicas) e profissionais da área contábil não habituados as regras do imposto de renda para o mercado de ações e demais investimentos do mercado financeiro

* Baseado no programa de IRPF 2017.

* Aborda apenas os ativos investidos no Brasil.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir