Skip to content Skip to footer

Atualização do IBOV – Fevereiro 2022

O IBOV respeitou o suporte em 100 mil pontos no primeiro mês do ano, o que gerou um fundo duplo nesse patamar e, depois, fez um belo movimento de alta, subindo mais de 12% desde o fundo ocorrido na primeira semana de janeiro.

Antes de prosseguir comentando a situação atual do IBOV, gostaria de comunicar aos leitores do site que já estão disponíveis no meu canal do YouTube (Investir Cada Vez Melhor – na página principal do site tem um link direto para o canal) os vídeos de atualização do IBOV, comentando o fechamento da semana (enfoque nas bolsas americanas e na B3), além de outros vídeos educativos. Quem preferir pode me acompanhar pelo Twitter (@investircvm) e acessar meus breves comentários diários sobre a movimentação das bolsas.

Continuando. O movimento de alta do IBOV foi muito baseado na forte entrada de dinheiro dos investidores estrangeiros (até aqui, quase 30 bilhões de reais, somente em janeiro), o que venho comentando desde outubro, mas que acelerou em 2022.

E o mais importante. Entramos numa tendência de alta pelo gráfico diário – pivô de alta (veja o gráfico). Tendência essa alinhada ao movimento de longo prazo iniciado em janeiro de 2016.

E mais. No semanal foram três semanas de alta consecutivas e com bom volume financeiro.

Assim, o que esperar para fevereiro?

Pelo gráfico diário o IBOV está muito esticado – sobrecomprado. Um movimento lateral ou um breve recuo nos próximos dias (até a faixa dos 108 / 109 mil pontos) seria muito bem-vindo. Mas é óbvio que o IBOV poderá continuar subindo diretamente para as próximas resistências em 115 e 120 mil pontos. O que não desejamos é uma correção mais intensa.

Importante: ficou claro para mim que o fluxo comprador na B3 veio para ficar por mais tempo, talvez algumas semanas ou meses. Não há sinais que esse movimento seja apenas um repique temporário e fugaz. E outra. Descolamos das bolsas americanas, positivamente. Fato raro!

Não há garantia alguma que esse movimento continuará, mas devemos aproveitar o movimento de alta do IBOV. Sempre com cautela e sem exageros.

Acompanhar de perto o movimento das bolsas de valores não é uma tentativa de prever o futuro de forma segura, sem erros. Isso é impossível e pertence ao campo do charlatanismo.

A nossa missão é aumentar as chances de acertos nos movimentos de curto prazo. E melhor. Acertar a direção do movimento de longo prazo, que é o prazo mais importante para a maioria dos investidores.

Erros acontecerão. Sempre. O mais importante é acertar mais do que errar. E reconhecer o erro o quanto antes. Quando estivermos certos, precisamos ganhar muito, e quando estivermos errados, devemos perder pouco. Essa é a lógica.

E tudo isso baseado em muito estudo, dedicação e paciência.

Não há outro caminho.

MJR

As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.

Investir Cada Vez Melhor © 2022. All rights reserved. Desenvolvido por PortalQuest Interativa

Copyright © 2022. Investir Cada Vez Melhor - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PortalQuest Interativa.