Skip to content Skip to footer

Atualização do IBOV – Maio 2021

Você quer ter razão nas suas convicções políticas ou quer ganhar dinheiro no mercado financeiro?

Nem sempre esses fatores combinam, aliás, quase nunca.

Convido você a reler o blog do fim de março. Vale a pena rever as premissas apontadas por mim.

Se o cenário político no Brasil está cada vez pior, a pandemia está mais perto do fim. Os mercados financeiros globais sugerem essa premissa e por isso devem continuar em alta. Não se engane, eles são muito mais informados do que nós.

A vacinação no Brasil, apesar da sensação de lentidão, continua avançando. Na minha cidade, por exemplo, as pessoas acima de 61 anos e os profissionais de saúde já tomaram ao menos a primeira dose da vacina. Outros grupos prioritários também estão tomando a vacina.

Se nos primeiros 100 dias da vacinação no Brasil o processo foi lento, a tendência é que o número de vacinados dobre ou triplique nos próximos 100 dias. É uma simples questão de matemática. Basta você checar as projeções “reais” do recebimento das vacinas. Esqueça os meios de imprensa enviesados e apocalípticos.

E mais. Mesmo com a lentidão da imunização, já vacinamos quase 22% do público-alvo com a primeira dose. Estima-se que o público-alvo seja de cerca de 137 milhões de pessoas – retirando as crianças e os adolescentes, que ainda não têm seu uso aprovado, e aqueles que não vão tomar a vacina por crença ou outros motivos. No mundo, em média, 15% das pessoas não tomarão a vacina.

As taxas de juros mundo afora continuarão muito baixas, mesmo a Selic subindo nos próximos meses, e subirá, talvez para 6% ao ano no final de 2021. Um nível muito acima do patamar atual (2.75%), porém muito, muito abaixo dos níveis de 2015. Esse fator não limitará os ganhos no mercado de ações.

As empresas sobreviventes e listadas na B3 estão cada vez mais sólidas e “prontas” para a retomada do crescimento econômico. Basta checar os números!

O dólar americano deverá perder um pouco da força nos próximos meses ou no mínimo ficar estável (mesmo assim, mantenha uma parte do seu portfólio dolarizado – proteção). Esse é o cenário básico. Apenas algum “cisne negro” poderá mudar isso em 2021. Todavia, em 2022, a história deverá ser muito diferente e a moeda americana deverá ficar muito volátil.

Posto tudo isso, para mim, fica claro que a bolsa brasileira continuará subindo e deve buscar patamares ainda mais altos nos próximos meses. Se os estrangeiros voltarem para a B3 (e aos poucos eles estão retornando), mesmo que em pequena proporção, o IBOV poderá subir de maneira ainda mais intensa – reveja meus alvos no post do começo de março.

Obviamente, isso é apenas uma perspectiva, uma expectativa. O “timing” é dado pelo próprio mercado financeiro. Não tente adivinhar o momento exato dos movimentos.

Os gráficos diário e semanal estão alinhados e apontam para cima, e mais uma vez, isso é apenas uma probabilidade. As quedas dos últimos dois dias, por enquanto, não preocupam e podem ser consideradas correções naturais dentro da tendência de alta. Suporte mais importante em 116 mil pontos.  O IBOV fechou o mês de abril em 118.900 pontos. Veja o gráfico diário:

Importante: não espere que sua vida volte ao normal para começar a investir nos ativos de risco. Isso será uma decisão muito tardia – “fim de festa”. As melhores oportunidades surgem em tempos de medo disseminado.

Meu único receio nesse processo de retomada da economia seria a ineficácia das vacinas aplicadas no Brasil ou o surgimento de cepas do coronavírus mais resistentes. A princípio, essas hipóteses me parecem improváveis.

Assim, para finalizar, uma dica: se você quer ganhar dinheiro, esqueça as peripécias políticas de Brasília, esqueça o lenga-lenga da CPI da Covid-19 e esqueça a precoce corrida eleitoral para a eleição presidencial de 2022. Preocupe-se com sua saúde, sua família (e seus amigos), seu dinheiro e seu futuro. Esqueça os ruídos. Diversifique seu portfólio e não exagere na dose de ativos de risco.

Bons investimentos.

MJR

As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.

Investir Cada Vez Melhor © 2021. All rights reserved. Desenvolvido por PortalQuest Interativa

Copyright © 2021. Investir Cada Vez Melhor - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PortalQuest Interativa.