Skip to content Skip to footer

Atualização IBOV – junho 2021

Bingo! O topo histórico do IBOV foi rompido em maio.

No final de março escrevi no blog que o IBOV tinha gerado sinais de retomada do movimento de alta – tendência primária de alta (Bull Market) iniciada em janeiro de 2016 – após a correção ocorrida entre janeiro e março de 2021.

Até onde poderemos chegar nessa “pernada” de alta?

Detalhe importante: após o rompimento de qualquer topo histórico (e de qualquer ativo) entramos num “vazio” gráfico (sem dados históricos), e as previsões de números são menos eficientes.

Por análise técnica o IBOV tem fôlego para seguir em alta nas próximas semanas. Obviamente, correções por alguns dias podem (e devem) ocorrer. Suportes imediatos em 125, 123, 120 e 118 mil pontos.

Meu alvo por Fibonacci continua em 137 a 140 mil pontos – uma valorização potencial de 10% em relação ao fechamento de maio. Antes disso o IBOV deverá encontrar resistência em 130 mil pontos. Veja o gráfico diário do IBOV:

Os gráficos diário e semanal do IBOV apontam nessa direção. E mais. A abertura das Bandas de Bollinger sugerem que poderemos ter um forte movimento no IBOV nas próximas semanas.

O cenário externo, a princípio, deverá favorecer esse movimento. Lembrando que em maio, o desempenho do IBOV foi melhor do que o das bolsas americanas.

Em minha opinião esse cenário só mudará, se acontecer algum fato NOVO e RELEVANTE nas próximas semanas, por aqui ou lá fora. Caso contrário, as bolsas devem continuar em alta (esqueça os ruídos).

É importante salientar que o movimento de alta recente na bolsa brasileira foi muito concentrado nas empresas de commodities. Os setores bancários, de consumo e de construção civil ficaram para trás e podem ser o combustível extra para a manutenção de alta do IBOV.

E não se esqueça: espere pelo melhor, mas prepare-se para o pior! Todos os cenários podem ocorrer no futuro, todos, sem exceção, mesmo aqueles que nos parecem mais remotos. Portanto, mantenha a cautela e uma carteira bem diversificada, e sem exagero no otimismo.

Bons investimentos.

MJR

As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.

Investir Cada Vez Melhor © 2021. All rights reserved. Desenvolvido por PortalQuest Interativa

Copyright © 2021. Investir Cada Vez Melhor - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PortalQuest Interativa.