BULL MARKET NO IBOV
Atualização IBOV - Julho 2023
No segundo trimestre os ativos de risco no Brasil tiveram um desempenho impressionante. A bolsa disparou mais de 15%. Os fundos imobiliários também. E os títulos prefixados e vinculados à inflação também andaram bastante desde março – alguns tiveram ganhos de quase 20% (marcação a mercado) em quatro meses. Espetacular! (comentei essa possibilidade várias vezes no meu canal no Youtube).
Tudo isso em virtude da melhora do cenário macroeconômico no Brasil: inflação em queda, PIB em alta, “melhora” do risco fiscal e político, enfraquecimento do dólar frente ao real e, principalmente, pela expectativa de queda da Taxa Selic a partir de agosto. E ela virá, talvez queda de 50 pontos-base já na próxima reunião do Copom.
Os juros futuros negociados na B3 despencaram. Exemplo: o DI 2029 cedeu mais de 300 pontos-base, caindo de quase 14% ao ano para pouco mais de 10%. E por isso vários títulos públicos (Tesouro Direto) dispararam.
E isso muda o jogo. Reduz a atratividade do pós-fixado (DI) e melhora a perspectiva das empresas mais dependentes de capital e de crescimento.
Possivelmente teremos um cenário muito bom nos próximos 18 a 24 meses, mas no curto prazo acho que as ações brasileiras estão um pouco esticadas (sobrecompradas). Uma correção seria muito bem-vinda. Mas o mercado está tão forte que talvez esse movimento não aconteça por agora. A ver.
Outro ponto importante: percebo um otimismo muito grande entre os gestores e analistas que acompanho. Há muito tempo não presenciava isso. E lembrando que os fundos de ações e multimercados locais estão subalocados em bolsa. E os investidores pessoas-física também. Um cenário externo mais tranquilo também poderá favorecer a bolsa brasileira.
Portanto, é hora de aproveitar o Bull Market na B3. Estamos apenas no começo de uma longa jornada (assim, espero). Todavia, evite os exageros. O caminho quase sempre é tortuoso e correções mais agudas ocorrem. O histórico confirma isso. E mais uma vez, o IBOV está sobrecomprado no curto prazo e em cima de uma forte resistência – 120 mil pontos.
Aprecie com moderação.
Assista o vídeo do mês para mais detalhes, que terá estreia no dia 06.07.2023: Bull Market no IBOV. Como aproveitar?
Assista também o vídeo: A Taxa Selic vai cair - Update!
MJR
*Disclaimer: esse texto tem apenas um caráter educativo e não é uma recomendação de investimentos. E mais. Investimentos em renda variável podem gerar prejuízos.