Novo Arcabouço Fiscal e os Juros no Brasil
Fechamento do mês de março 2023
O mês de março foi ruim para a bolsa brasileira, apesar da recuperação na última semana. Mínima em 97 mil pontos e fechamento em 101 mil pontos. Lá fora, as bolsas americanas subiram levemente.
EUA
A crise bancária no exterior, iniciada pelo SVB (Silicon Valley Bank), foi rapidamente debelada pelo FED. Por isso o efeito dominó foi controlado e as bolsas se recuperaram rapidamente.
Os juros americanos atingiram a faixa de 4,75 – 5,0% na última decisão do FED. E o mais importante. Estamos muito perto do fim do aperto monetário por lá.
A inflação nos EUA continua alta (cerca de 6% ao ano), mas bem menor do que o pico atingido em meados do ano passado (9,1%). A meta de inflação nos EUA é de 2% ao ano.
A atividade econômica nos EUA ainda não foi abalada pela alta dos juros, mas já existem alguns sinais de arrefecimento da economia. Recessão à vista? É possível (é provável), mas ainda não sabemos nem quando ela chegará e nem sua magnitude.
Assim, os juros futuros americanos negociados em bolsa caíram, o dólar index cedeu e o ouro disparou – mais de 2 mil dólares a onça.
Brasil
Além da queda da bolsa, o dólar continua relativamente estável (entre 5,00 e 5,50 reais) e os juros futuros cederam, mesmo com a manutenção da taxa Selic em 13,75%. Nem mesmo o tom mais duro da ata do BC (Hawkish) segurou a queda dos juros futuros.
Curiosamente, após a decisão do BC, o governo parou de “bater” no Roberto Campos Neto e, finalmente, apresentou o novo arcabouço fiscal que poderá ajudar na redução dos juros no Brasil. Apesar de polêmico, bons analistas que acompanho gostaram do arcabouço proposto.
Continuo convicto que Taxa Selic cairá em breve, especialmente pela crise de crédito que poderá acelerar a qualquer momento no Brasil caso os juros não caíam.
Assista o vídeo de fechamento mensal que contém muito mais detalhes.
E veja também o vídeo “A Selic vai cair” para você montar ou rebalancear sua carteira visando esse cenário.
Como diria Howard Marks: estamos num momento importante dos ciclos econômicos.
E o ciclo dos juros é o mais importante de todos.
MJR
*Disclaimer: esse texto tem apenas um caráter educativo e não é uma recomendação de investimentos. E mais. Investimentos em renda variável podem gerar prejuízos.