Bull Market na B3

Imagem do post Por que o IBOV está “de lado” nas últimas 12 semanas? - Investir Cada Vez Melhor

Por que o IBOV está “de lado” nas últimas 12 semanas?

Venho comentando durante o ano de 2023 que a bolsa brasileira está muito perto de entrar num novo ciclo de alta (Bull Market) em virtude do bom cenário macroeconômico no Brasil, em especial, pelo processo inflacionário controlado e o início do ciclo de queda da Taxa Selic, que começou em agosto – de 13,75 para 13,25%.

Bom, mas por que o mercado não “andou” nas últimas semanas, se o valuation está muito atrativo (bem abaixo das médias históricas) e os juros no Brasil estão caindo?

A princípio, muitos vão culpar os famigerados ruídos políticos de Brasília e um cenário global mais incerto. Mas, provavelmente, a razão principal é outra: o FLUXO de dinheiro para a B3. Calma. Vou explicar.

Antes, certa vez ouvi de um gestor: “se você comprar ações de uma boa empresa, mas em um momento ruim de mercado, você possivelmente perderá dinheiro”. E isso acontece porque o “macro precisa conversar com o micro”, e ambos precisam ser impulsionados pelo FLUXO.

Não basta ter um bom macro. Não basta selecionar uma boa empresa. Para o ativo subir é preciso FLUXO. Simples!

Desde julho de 2021 para cá, houve uma saída importante de investidores locais dos fundos de ações e multimercado. Foi um longo período de resgates mensais consecutivos. Literalmente, esse movimento “sangrou” os ativos de risco. Obviamente, os ativos piores tiveram uma performance ainda mais sofrível.  

E a principal razão dessa fuga de investidores em direção à renda fixa foi a expressiva alta de juros no Brasil, de 2,0 para 13,75%. E mais: vários produtos financeiros de renda fixa têm um maior período de carência. Alguns títulos comprados nesse período ainda estão “travados” para resgate.

Felizmente, os últimos dados mostram que os resgates dos fundos diminuiram e os fundos multimercados, por exemplo, já conseguiram reverter esse processo e tiveram captação positiva. Será que a sangria acabou?

Acredito que isso (volta dos investidores locais para a renda variável)  deverá continuar nos próximos meses, pois os ativos de renda fixa ficarão cada vez menos atrativos em virtude do ciclo de queda juros no Brasil. Todavia, essa “volta” será um processo lento e gradativo para os próximos meses.

O fluxo estrangeiro também precisa voltar para a B3. Veja o gráfico a seguir confeccionado pelo analista Bruce Barbosa da Nord Research com dados da Bloomberg. Perceba que os estrangeiros tiraram muito dinheiro da B3 em agosto. Existe uma correlação muito estreita entre a posição comprada dos estrangeiros e os movimentos do IBOV.

Então, alguém poderia me perguntar, Marcelo não é melhor esperar o FLUXO voltar? A resposta é não, pois em geral, a volta dos gringos é muito rápida e o preço das ações pode disparar num período muito curto, dificultando novas entradas.

Se por um lado, o movimento de volta dos investidores locais será um processo lento, o retorno dos gringos poderá ser rápido e agressivo. E o pior. É impossível prever o momento exato que eles voltarão. Vários analistas acreditam que o fluxo voltará, só não sabemos quando.

Assim, o melhor a fazer, é montar uma boa carteira de investimentos, contemplando os vários ativos disponíveis, em renda fixa e variável, e aguardar a “volta do fluxo”. Tenha muita paciência!

Os investidores pacientes usualmente são bem recompensados. Aliás, em geral, o mercado financeiro é um mecanismo eficiente de transferência de dinheiro dos mais impacientes para os mais pacientes. Pense nisso.

A meu ver, existem riscos na tese do Bull Market brasileiro, e o pior deles seria uma forte deterioração do cenário macroeconômico no mundo, fato que eu não acredito que ocorra em 2023, apesar de um mês de setembro ainda muito incerto, como escrevi recentemente. Continuo com um cenário otimista para o terceiro trimestre de 2023 nos EUA. E 2024? Lá, ainda não tenho palpite algum.

Assista o vídeo sobre o Bull Market no Brasil: https://youtu.be/uGEnhcj_93o?si=9Ij9XLw64fykgx1S

E a aula sobre a queda da taxa Selic: https://youtu.be/WrN9zPxUxAs?si=cLmAt9Va2McYNfFf

Bons investimentos!

MJR

*Disclaimer: esse texto tem apenas um caráter educativo e não é uma recomendação de investimentos. E mais. Investimentos em renda variável podem gerar prejuízos.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir