Skip to content Skip to footer

IBOV – atualização extraordinária: JAN 2021

Nos últimos posts escrevi que o IBOV estaria próximo de uma correção mais acentuada. Demorou, mas parece que o momento chegou.

É a primeira semana de forte queda desde o começo de novembro. Ainda não sabemos a magnitude dessa correção. Mas a julgar pelas últimas correções mais significativas, acho que os alvos mais importantes são 110 e 105 mil pontos – esse último um fortíssimo suporte, e meu palpite. Portanto, temos aí uma possibilidade de queda de mais de 10% aos preços de fechamento de hoje (cerca de 120 mil pontos). Num cenário mais dramático, o índice deverá encontrar forte barreira nos 93 mil pontos. Veja os gráficos, diário e semanal.

Outro ponto importante: a forte alta do IBOV nos últimos dois meses e meio, mais de 30%, foi muito concentrada nas Blue Chips: Petrobrás, Vale e Bancos. E essas ações começaram uma correção mais relevante nessa última semana… Fique atento a continuidade do rotation trade. Qual será a “bola da vez”?

Assim, existe uma possibilidade real do IBOV entrar numa tendência de baixa nas próximas semanas. O gatilho para mais quedas é a perda da mínima dessa semana (120.185 pontos). Como o IBOV subiu por 10 semanas consecutivas, espera-se uma correção mínima de 5 semanas. Eu, particularmente, acho que ela poderá ser mais longa (talvez até o fim de março ou abril). A última correção ocorreu de agosto a outubro de 2020 (três meses).

A demora na vacinação no Brasil, a piora dos números da pandemia, as brigas e intrigas políticas em Brasília, o cenário externo mais desafiador no curto prazo e uma possível correção na commodities podem corroborar com esse cenário-base (as commodities subiram fortemente desde a vitória de Joe Biden nos EUA, assim uma correção é esperada e bem-vinda).

Malgrado esse hipotético cenário ruim de curto prazo, acho que teremos um bom ano pela frente nos ativos de renda variável. Essa suposta correção nada mais é do que uma pausa no atual BULL MARKET.

Posto isto, realize parcialmente seus lucros (se já fez, ótimo), mas mantenha alguma posição nas boas empresas – ninguém sabe o dia de amanhã e a tendência de longo prazo é de alta (o IBOV poderá retomar a alta a qualquer momento). Aos poucos utilize o caixa para recomprar seu portfólio em preços mais convidativos. Faça isso aos poucos, sem atropelos.

Bons investimentos.

MJR

As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.

Investir Cada Vez Melhor © 2021. All rights reserved. Desenvolvido por PortalQuest Interativa

Copyright © 2021. Investir Cada Vez Melhor - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PortalQuest Interativa.