O Índice Bovespa continua moribundo. Sem forças para subir e sem apetite para despencar. Um marasmo total. A situação atual me lembra muito o final de 2015 e o começo de 2016. Déjà vu!
Estamos “travados” entre 100 e 108 mil pontos. Acredito que somente o rompimento desses extremos poderá acelerar os movimentos do IBOV.
A reação iniciada no começo de dezembro, relatada por mim no último post, não foi confirmada na segunda quinzena do mês, mesmo com as bolsas mundiais batendo recordes.
O IBOV fechou em queda de quase 12% em 2021.
As nossas mazelas políticas e fiscais sempre pesando sobre a bolsa de valores local.
Obviamente a atratividade da renda fixa também contribuiu para a fuga da renda variável. Fundos locais e pessoas físicas fugiram da bolsa. Veja o gráfico abaixo:

Na contramão, os estrangeiros estão “lavando a égua”: fluxo positivo de mais de 14 bilhões de reais na bolsa brasileira só em dezembro. Veja:

Aprendi nos últimos 13 anos que quase sempre o movimento dos estrangeiros é certeiro. É uma questão de tempo. Paciência é a palavra de ordem.
Muito provavelmente teremos um ano muito volátil na bolsa de valores brasileira em 2022, principalmente em virtude das eleições, mas acredito fortemente que a bolsa terminará o ano acima dos níveis atuais. E melhor, possivelmente com ganhos acima do custo de oportunidade (taxa Selic).
E o porquê da minha opinião? Segundo a maioria dos analistas a bolsa está muito barata (relação preço / lucro), as boas empresas estão preparadas para a retomada pós-pandemia e, melhor, sem alavancagem. É preciso selecionar as melhores empresas ou investir através de fundos passivos, ETFs.
O Sr. Mercado precificou um cenário catastrófico para 2022 e 2023 no Brasil. Qualquer notícia positiva poderá impulsionar vigorosamente o mercado de renda variável.
Ninguém sabe quando e se isso realmente ocorrerá. Assim, não exagere na dose e nem fique fora da bolsa, pois os movimentos poderão ser muito bruscos. Invista com parcimônia.
Na próxima coluna comentarei sobre o que esperar dos principais ativos para 2022 e como montar uma carteira bem diversificada. E em outro post farei uma análise gráfica do IBOV para o médio prazo.
Aproveito a oportunidade para desejar a todos os leitores do blog um excelente ano de 2022, com muita saúde, paz e alegria.
E mais. Em breve teremos novidades no site com novos conteúdos, sempre com o objetivo de melhorar a educação financeira das pessoas comuns, não especialistas no mercado financeiro.
MJR
As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos. E mais. O investimento no mercado de renda variável pode gerar prejuízos.
